Como se pode subentender do nome, esta suspensão trabalha com base num gás - neste caso, trata-se de simples ar.
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Cada roda do veÃculo tem um fole com capacidade para se comprimir ou distender, de acordo com as solicitações do solo.
Um compressor encarrega-se de enviar ar sob pressão para os 4 foles associados à s 4 rodas do veÃculo.
A acção de compressão e distensão dos foles absorve e liberta a energia gerada pelo impacto das rodas no solo.
É como se todo o veÃculo tivesse uma almofada de ar interposta entre a carroçaria e a estrada.
Esta suspensão é pouco utilizada em veÃculos ligeiros mas largamente difundida em veÃculos pesados de passageiros.
Num autocarro de turismo pode proporcionar um conforto superior que uma suspensão mecânica tradicional dificilmente conseguiria obter neste tipo de veÃculos.
O princÃpio de funcionamento e o efeito prático desta suspensão é muito similar à hidropneumática.
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Estas duas suspensões são utilizadas por alguns construtores em modelos topo de gama, cujo objectivo consiste em proporcionar um conforto acrescido aos seus clientes - alvo.
 Este tipo de suspensão tem como vantagens a possibilidade de manter o veÃculo a uma altura constante em qualquer situação de carga, maior conforto e ainda o nivelamento da suspensão em várias alturas ao solo.
A grande diferença nestas suspensões é o facto das molas de aço tradicionais serem substituÃdas por elementos pneumáticos. Os elementos pneumáticos são foles que contêm ar pressurizado. Se for necessário maior taragem, por exemplo por levar carga, um compressor fornece ar aos foles para que a pressão dentro destes aumente.
Este sistema tem a desvantagem de apresentar um elevado custo de produção.
Sistema Airmatic
Este sistema utiliza elementos pneumáticos em substituição da mola, adicionando o controlo automático da taragem e altura do veÃculo.
Neste caso, quando o veÃculo circula a mais de 140Km/h, a suspensão baixa 15mm de modo a melhorar o comportamento e a reduzir o consumo (devido à menor área frontal).
Em situações que seja necessária uma maior altura ao solo, pressionando um botão pode-se elevar o veÃculo em 35mm.
Associado encontra-se o controlo de amortecimento e o controlo de rolamento da carroçaria.
No primeiro caso a taragem é adaptada conforme o estilo de condução. Este controlo é efectuado de modo automático pela central de controlo electrónico, existindo ainda a possibilidade de regulação manual.
No segundo caso, a central controla a inclinação do veÃculo através da pressão nos foles. Deste modo, quando o veÃculo começa a inclinar, os foles dos pontos sujeitos a maior carga são pressurizados para compensar, limitando a inclinação quer seja em curva, travagem ou aceleração.