Este sistema é uma variante dos objectivos procurados na geometria de triângulos duplos: prender a roda superior e inferiormente, de modo a manter a sua perpendicularidade ao solo, maximizando o contacto entre o piso do pneu e o asfalto.
Este sistema é utilizado na grande maioria dos automóveis, e, em muitos casos, em comunhão com outros tipos de suspensão, como os duplos triângulos e os braços oscilantes.
O único modo que temos de em qualquer momento assegurar que a taragem da suspensão (regulação do amortecedor e da mola) é a ideal, é através das suspensões activas.
As molas utilizadas nas suspensões mecânicas podem assumir duas configurações:
Helicoidais - com uma configuração igual às molas utilizadas nas esferográficas.
Parabólicas ou Semi-ElÃpticas - são molas constituÃdas por lâminas de aço sobrepostas umas nas outras.
Imagine que põe uma algema na perna esquerda logo acima do joelho e outra na perna direita. Imagine que liga as duas algemas por uma corrente. Agora flicta a perna esquerda para cima. Experimente também com a direita.