Lá diz o velho ditado popular: Quem não é para comer, não é para trabalhar.
Pois, nos automóveis também: os que mais trabalham (andam) também têm, forçosamente, de consumir. Nem sempre é verdade que um automóvel com muita performance tenha obrigatoriamente de consumir muito.
Por vezes, alguns veÃculos de elevada performance consomem tanto ou menos que outros mais "fracos" em igualdade de circunstâncias de andamento. Só que, quando o pé do condutor apanha um veÃculo mais dinâmico, o prazer e a vontade de explorar as suas caracterÃsticas leva-o a consumir mais.
Potência - A potência é um valor que cresce constantemente e atinge o seu máximo no fim da rotação do motor.
Como os êmbolos andam para baixo e para cima, aspirando ar, comprimindo o mesmo ar, incendiando o combustÃvel e evacuando os gases da combustão, concluÃ-se facilmente que um motor é uma máquina respiratória.
Antes de mais, vamos dividir o motor em três grandes partes...
Os motores de automóveis trabalham com base num princÃpio quÃmico que realiza energia térmica (trabalho) e que, por sua vez, transforma essa energia térmica em energia mecânica (trabalho mecânico).
O que é isso de energia quÃmica, mecânica, etc...? É simples!
Imagine que agarra num jarricão de gasolina e o coloca em cima de uma fogueira. Espera um uquinho e .... Pumm!!!